A QUÍMICA, Benfeitora ou vilã?

Minha foto
Vila Velha, Espírito Santo, Brazil
Professor e Apaixonado por um mundo melhor!

Água para o próximo, atitudes em favor do próximo.

Surge o questionamento sobre as ações concretas e mudanças de atitudes para com o próximo e a favor dele, e o que estamos fazendo para essas pessoas que estão literalmente morrendo de sede? Aparentemente, não estão ao nosso alcance as possíveis soluções, haja vista nos parece tão distantes os países que sofrem desse problema, agimos como se não houvesse esse problema no Brasil, como se não houvesse a desnutrição no País, como se os resíduos industriais que são jogados nos rios não nos pertencessem porque não somos donos de indústrias; que 2025 está muito longe, e a projeção de que estaremos utilizando 70% da água é pouco, faltam 30% para chegarmos a sua totalidade. Essa omissão é tão pior quanto a culpa dos governantes, responsáveis pela administração do mundo. Incorremos na frase de Gandhi: "O que me preocupa não é o grito dos rebeldes, mas o silêncio dos bons". E continuaremos com essa postura de bons, quase que totalmente omissos em relação ao meio ambiente.



Os desastres ambientais causados pela má gestão da água, gerando a escassez desse precioso líquido, a própria qualidade da água que chega ruim para muitas pessoas, todo esse conjunto de problemas têm soluções e estão também ao nosso alcance. Precisamos nos envolver com conhecimento de causa da agenda 21 local, conhecer os problemas relativos à água em nosso município, mesmo que seja em Vitória ou em Brejões, cidade do interior da Bahia, por exemplo.



Com o crescimento do consumo de água nas grandes cidades, na irrigação, com a própria poluição da água com a utilização de produtos químicos, leia-se agrotóxicos (na qual a química é vista de maneira arrônea, como se fosse a vilã da história, na qual somos nós, os principais agentes destruidores que não sabemos manusear corretamente esta ferramenta que é tão simples e benéfica para muitos.



Estamos fazendo uma equação de vida cujo resultado será negativo, ou seja, a água está sendo utilizada de maneira desenfreada, sem controle e, ao mesmo tempo, está sendo "destruída" gradativamente. Além de outros aspectos graves, como a matança de várias espécies de animais e vegetais. Todo esse 'somatório negativo' está acontecendo por "falta de escrúpulos comercias", como bem professava Roberto Carlos em sua música "O progresso" há 33 anos, citando ainda em relação à água "que não queria ver das águas dos rios, os peixes desaparecendo, muito menos navegar com tantas manchas de óleo nos mares", ele já questionava o descaso para com o meio ambiente nos anos setenta.



Os problemas são demasiadamente conhecidos por todos. As soluções existem, mas são pouco divulgadas para a população. Elas precisam ser colocadas em prática o mais rápido possível, como prega a ONG Internacional Greenpeace: é agora ou agora, se quisermos salvar o planeta.